Menu

Buscar

Últimas Postagens

Cão caramelo vive há 50 dias na porta de mercado em Paulínia e comove moradores; ONGs buscam adoção

Cão caramelo vive há 50 dias na porta de mercado em Paulínia e comove moradores; ONGs buscam adoção

Publicado em 23/05/2025 por lucas

Um cachorro caramelo tem chamado atenção dos moradores de Paulínia (SP) por permanecer há cerca de 50 dias na porta de um supermercado no bairro Santa Catarina. O animal, que aparenta ter sido abandonado, comove clientes e funcionários da unidade, que passaram a alimentá-lo com ração e água.

📹 Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o cão observando fixamente a porta do mercado. A cena já teve mais de 23 mil visualizações até a tarde desta sexta-feira (23).

Segundo Isabel de Siqueira Ferraz, voluntária e protetora de animais que acompanha o caso, o comportamento do cão sugere que ele está esperando pelo antigo tutor. “Ele fica indo da porta do mercado até o estacionamento, atravessando a rua várias vezes. É como se estivesse procurando alguém”, conta.

Animal é dócil e sociável

De acordo com Isabel, o cachorro se mostra dócil tanto com pessoas quanto com outros animais. “Ele pede carinho, se aproxima com calma. Ontem, quando apareceu outro cachorro por lá, ele cheirou e não brigou. É um amor”, descreve.

Ela destaca, no entanto, a preocupação com a segurança do cão, já que ele costuma circular pela rua e ficar em frente aos carros. “É angustiante ver ele nessa situação”, afirma.

📸 Foto: Cão caramelo vive há 50 dias na porta de mercado em Paulínia — Arquivo pessoal

ONGs tentam encontrar um lar

Desde 1º de abril, duas organizações de proteção animal — a Associação São Francisco de Assis de Paulínia e a Proteção Animal Mia e Late — estão mobilizadas para encontrar uma família para o cachorro.

Apesar da repercussão, ainda não houve interessados na adoção, segundo Isabel. “A boa notícia é que ele está sendo acompanhado por veterinários e voluntários que se dispuseram a fazer exames e aplicar vacinas gratuitamente. Tem até carona solidária disponível para cidades vizinhas, como Campinas e Sumaré”, conta.

Uma veterinária parceira já garantiu que os primeiros cuidados com o cão serão totalmente custeados por ela. “Virou uma corrente do bem”, resume Isabel.

Posicionamento do mercado

O cachorro permanece na entrada da unidade 2 do Supermercado Calegaris. Em nota ao g1, a administração do mercado explicou que, por questões sanitárias, não é possível permitir a presença do animal no interior do estabelecimento. No entanto, confirmou que os próprios clientes oferecem comida e atenção ao cão na área externa.

Segundo relatos coletados pelos funcionários, o animal teria sido abandonado nas proximidades.

Como denunciar abandono em Paulínia

A Prefeitura de Paulínia informa que casos de abandono ou maus-tratos a animais podem ser denunciados ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) pelo telefone (19) 3874-5611 ou à Guarda Civil Municipal pelo número 153.

veja tambem: Pinhão verde pode ser tóxico e causar problemas digestivos, alertam autoridades no Paraná

O abandono de animais é crime previsto na Lei Federal 9.605/1998 e, desde 25 de abril de 2025, também na Lei Municipal nº 4.561/2025, que estabelece punições específicas para abandonos dentro da cidade.


Posts Relacionados