Menu

Buscar

Últimas Postagens

Governo proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite no Brasil

Governo proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite no Brasil

Publicado em 22/05/2025 por lucas

O governo federal determinou nesta quinta-feira (22) a proibição da comercialização, fabricação, distribuição, propaganda e uso de duas marcas de azeite: Almazara e Escarpas das Oliveiras.

A medida foi tomada após ação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou a decisão no Diário Oficial da União. A justificativa é que ambas as marcas utilizam como embaladora uma empresa com CNPJ extinto desde novembro de 2023 — a Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda., também conhecida como Super Mercado Oriente.

Esta é a segunda proibição do tipo feita pelo governo apenas nesta semana. Na última terça-feira, outras duas marcas — Alonso e Quintas D’Oliveira — também foram vetadas por irregularidades semelhantes.

O Ministério da Agricultura já havia interditado produtos dessas marcas em 2024, após identificar riscos à saúde dos consumidores por conta da origem e composição incertas dos azeites. Na ocasião, lotes foram apreendidos e retirados de circulação.

veja tambem: Trump repete confrontos inesperados com líderes mundiais e transforma encontros diplomáticos em situações constrangedoras

Em relação à marca Alonso, o ministério explicou que existem duas empresas diferentes com o mesmo nome. A marca proibida é representada pela Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda., de origem desconhecida. Já a outra, com origem regular, é chilena e exportada pela Agrícola Pobena S.A.


Posts Relacionados