Menu

Buscar

Últimas Postagens

Justiça torna Pablo Marçal réu por colocar 32 pessoas em risco durante expedição no Pico dos Marins

Justiça torna Pablo Marçal réu por colocar 32 pessoas em risco durante expedição no Pico dos Marins

Publicado em 21/05/2025 por lucas

A Justiça de São Paulo aceitou denúncia do Ministério Público contra o influenciador e coach Pablo Marçal (PRTB) por expor 32 pessoas a perigo direto e iminente durante uma expedição ao Pico dos Marins, em Piquete (SP), realizada em janeiro de 2022.

A decisão foi assinada nesta terça-feira (20) pela juíza Rafaela D’Assumpção Cardoso Glioche, que considerou que os elementos reunidos pela investigação policial são suficientes para a abertura de ação penal. Marçal foi denunciado 32 vezes com base no artigo 132 do Código Penal.

MP aponta conduta imprudente e desrespeito a alertas

De acordo com a denúncia, Marçal desconsiderou alertas de guias sobre riscos climáticos, incluindo chuvas intensas, neblina, ventos de até 100 km/h e pouca visibilidade. Ainda segundo o MP, os participantes usavam roupas inadequadas e estavam sem acompanhamento profissional de guias.

“O denunciado ignorou as contraindicações, promoveu a subida mesmo com advertências para recuar, e convocou os participantes a segui-lo, expondo-os ao risco de morte”, diz o MP.

A juíza determinou que Pablo Marçal seja intimado a apresentar defesa no prazo de 10 dias, podendo indicar testemunhas e provas a seu favor.

Proposta de acordo foi ignorada

O Ministério Público havia oferecido a possibilidade de transação penal, com o pagamento de R$ 272 mil (180 salários mínimos) para evitar o processo, mas a defesa não respondeu dentro do prazo.

Em nota enviada ao g1, os advogados de Marçal disseram que ele recusou a proposta por estar convicto de sua inocência e que irá colaborar com a Justiça para comprovar isso durante o andamento do processo.

“Pablo Marçal reitera seu compromisso com a verdade e acredita que sua inocência será reconhecida”, afirmou a defesa.

Expedição marcada por riscos e resgate

A expedição aconteceu entre os dias 4 e 5 de janeiro de 2022 e foi documentada nas redes sociais de Marçal. Mesmo com o tempo ruim, ele insistiu em continuar a trilha, dizendo que era uma “chance de vencer os medos” e pedindo em oração que “Deus parasse o vento”.

Durante a caminhada, parte do grupo desistiu, mas 32 pessoas decidiram seguir. No meio da madrugada, um dos participantes pediu socorro via rádio, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate.

Segundo o MP, os bombeiros encontraram os grupos em situação crítica, com vestimentas molhadas, emocionalmente abalados e sem qualquer guia os acompanhando.

“Eles estavam parcialmente acampados fora da trilha, sem equipamentos adequados, à mercê do perigo”, relatou a promotoria.

Bombeiros classificaram expedição como irresponsável

O então capitão Paulo Roberto Reis, chefe da operação de resgate, criticou duramente a ação:

veja tambem: Mandante de furto em condomínio de luxo em Niterói tem prisão decretada

“Essa foi a pior situação que vimos no Pico dos Marins. Ele colocou a vida das pessoas em risco real”, afirmou.

A subida ao Pico dos Marins, com 2,4 mil metros de altitude, só é recomendada com guia profissional e em períodos de estiagem, entre abril e agosto.


Posts Relacionados