Menu

Buscar

Últimas Postagens

PGR pede inquérito contra Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA contra autoridades do Brasil

PGR pede inquérito contra Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA contra autoridades do Brasil

Publicado em 26/05/2025 por lucas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por possíveis ações realizadas nos Estados Unidos com o objetivo de pressionar ou intimidar autoridades brasileiras.

O pedido também inclui a oitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, pai do parlamentar, para prestar esclarecimentos sobre os fatos relacionados. Segundo a PGR, Eduardo teria feito declarações públicas — em redes sociais e entrevistas — com “manifesto tom intimidatório” contra agentes públicos, especialmente integrantes do Supremo Tribunal Federal.

A Procuradoria aponta que desde o ano passado o deputado tem afirmado que busca convencer o governo norte-americano a impor sanções contra ministros do STF. No entendimento do órgão, essas ações têm como objetivo influenciar o andamento de processos criminais no Brasil, incluindo os que envolvem seu pai e aliados políticos.

O pedido da PGR foi aceito pelo STF, e o ministro Alexandre de Moraes foi designado como relator do caso.

No documento, a Procuradoria argumenta que as atitudes de Eduardo Bolsonaro podem configurar crimes como coação no curso do processo e obstrução de investigações envolvendo organização criminosa. A PGR também quer ouvir autoridades diplomáticas brasileiras que possam ter informações sobre as movimentações do deputado nos EUA.

A Procuradoria ainda solicita que o deputado Lindbergh Faria (PT-RJ) preste depoimento à Polícia Federal, para esclarecer se pediu que a Câmara dos Deputados acompanhasse o caso e se possui outros elementos sobre a conduta de Eduardo Bolsonaro.

veja tambem: Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de autismo, revela Censo; homens são maioria

Em março deste ano, o deputado tirou licença do mandato para residir nos Estados Unidos. Ao anunciar a decisão, fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, responsável por inquéritos que envolvem seu pai, atualmente réu por tentativa de golpe de Estado em 2022. A PGR destacou ainda que Jair Bolsonaro declarou ser o responsável por sustentar financeiramente o filho durante sua permanência no exterior.


Posts Relacionados