Menu

Buscar

Últimas Postagens

Reino Unido endurece regras de imigração e dificulta acesso à cidadania

Reino Unido endurece regras de imigração e dificulta acesso à cidadania

Publicado em 12/05/2025 por lucas

Reino Unido endurece regras de imigração e dificulta acesso à cidadania

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (12) um plano para reduzir significativamente a imigração no país. As novas medidas incluem a exigência de testes de inglês para todos os requerentes de visto e seus dependentes adultos, além do aumento no tempo necessário para obtenção de residência permanente.

Starmer explicou que, entre 2019 e 2023, o saldo migratório líquido quadruplicou, atingindo quase 1 milhão de pessoas — número próximo à população de Birmingham, segunda maior cidade britânica. “Isso não é controle, é caos”, declarou.

O foco do plano está na redução da migração legal, que representa a maioria dos vistos emitidos no país. O anúncio, no entanto, não aborda diretamente a imigração ilegal ou travessias de barcos pelo Canal da Mancha, que já somam 11.516 pessoas em 2025.

Regras mais rigorosas e impacto na cidadania

Entre as mudanças propostas, está a elevação do tempo de residência exigido para solicitação de permanência indefinida no Reino Unido: de cinco para dez anos. Ainda haverá um caminho mais curto para profissionais altamente qualificados, cujos critérios serão definidos em consulta posterior.

Além disso, os requisitos para o visto de trabalhador qualificado serão mais rigorosos, retomando padrões anteriores ao governo de Boris Johnson. Qualificações mais baixas serão aceitas apenas para setores estratégicos ou com escassez persistente de mão de obra.

O governo também pretende expandir o alcance do visto de “indivíduo de alto potencial” e aumentar as vagas para programas de pesquisa, atraindo talentos em ciência e design por meio do visto de talento global.

Reações à proposta

O líder do Reform UK, Nigel Farage, criticou as medidas, chamando-as de “promessas que não serão cumpridas”. Em tom provocativo, ele mencionou a travessia de 250 jovens pelo Canal da Mancha na manhã do anúncio, questionando se entre eles haveria “terroristas iranianos” — uma afirmação não verificada pela BBC.

Do lado oposto, a ONG Care4Calais, que atua com refugiados, criticou o uso da expressão “ilha de estranhos” por parte do premiê, alegando que tal linguagem alimenta a retórica da extrema-direita. “Starmer precisa se desculpar”, disse Steve Smith, CEO da organização.

veja tambem: Reino Unido endurece regras de imigração e dificulta acesso à cidadania

A líder conservadora Kemi Badenoch também questionou a sinceridade de Starmer, lembrando que ele já classificou leis de imigração como racistas no passado, ao resenhar um livro nos anos 1980.

Resumo das principais mudanças

  • Testes de inglês obrigatórios para todos os requerentes de visto e seus dependentes adultos.
  • Tempo mínimo de residência para permanência indefinida será de 10 anos.
  • Requisitos mais altos para o visto de trabalhador qualificado.
  • Expansão do visto de alto potencial e do programa de talentos globais.
  • Manutenção do prazo de 5 anos para dependentes estrangeiros de britânicos.


Posts Relacionados