Menu

Buscar

Últimas Postagens

STF mantém prisão do general Braga Netto por tentativa de golpe de Estado

STF mantém prisão do general Braga Netto por tentativa de golpe de Estado

Publicado em 23/05/2025 por lucas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (22) manter a prisão do general da reserva e ex-ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto, investigado por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.

A decisão seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e negou o pedido de liberdade apresentado pela defesa. Braga Netto está preso desde 14 de dezembro de 2024. Em março deste ano, ele foi tornado réu pelo STF ao lado de outros sete acusados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

As investigações apontam que o general fazia parte do núcleo central da articulação golpista e também teria atuado para obstruir as investigações. Entre os indícios, está a suposta tentativa de interferir na colaboração premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

De acordo com o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Junior, prestado ao Supremo, Braga Netto teria orientado militares a pressionar testemunhas e seus familiares. O brigadeiro, que se opôs ao plano golpista, relatou que sofreu ameaças e encerrou suas redes sociais devido à pressão exercida por militares que estariam sendo guiados por Braga Netto.

veja tambem: Trump repete confrontos inesperados com líderes mundiais e transforma encontros diplomáticos em situações constrangedoras

Na decisão, Moraes destacou que os motivos que justificaram a prisão preventiva continuam válidos, especialmente o risco de interferência nas investigações em andamento.


Posts Relacionados